quinta-feira, 29 de abril de 2010

Capacitação de Enfermeiros dos PSF's

Para mais agilidade e melhor compreensão dos trabalhos referentes às notificações de agravos, foi realizado no dia 28/04/2010, das 10 às 17 horas, no auditório do SAE (Serviço de Atendimento Especial), no prédio ao lado do Hospital Municipal Orney Santos Pereira (localizado no 1º distrito) um treinamento sobre as notificações de agravos, e como instruir os pacientes sobre procedimentos pós-ambulatoriais.
A apresentação foi feita pela Coordenadora da Vigilância em Saúde de Magé, Dra. Alba Iaci Macieira, tendo a assessoria dos Educadores em saúde Marcos Vanini e Antonio Mathias (do setor de IEC da FUNASA).




Programa da Hanseníase em Magé

Atividades desenvolvidas:
1. Realizar com eficácia a prevenção de incapacidade física dos pacientes de Hanseníase através da atuação do fisioterapeuta, atitude que já vem sendo bem desenvolvida desde o mês de outubro, na unidade de referencia em Hanseníase.

2. Situação encontrada na data em que a atual Coordenadora do Programa de Hanseníase (Weima Peçanha Bastos) assumiu, em 01/10/2009.

Número de pacientes em tratamento por distrito:

Magé – 73 pacientes
Sto Aleixo – 12 pacientes
Agrícola Rio do Ouro – 29 pacientes
Suruí – 16 pacientes
Guia de Pacobaíba – 18 pacientes
Vila Inhomirim – 110 pacientes
Com uma quantidade de 59 abandonos sem justificativa e 5 com justificativa, 45 pacientes foram resgatados, fazendo busca dos outros 9 que ainda não foram encontrados no endereço de referência.

3. Festa de confraternização de fim de ano realizada no dia 11/12/2009.


4. Curso de PI (prevenção de Incapacidade) realizado pelo Fisioterapeuta do programa no mês de Outubro de 2009, curso de ações de controle de Hanseníase no dia 27/11/2009, Curso de atualização em Hanseníase para referências municipais no dia 19/03/2010, Curso de atualização em feridas no dia 17/03/2010 e Reunião técnica de 2010 realizado no dia 13/04/2010.

5. Participação na Semana mundial de controle da Hanseníase com atividades em praças pública de dois distritos com o uso de Carro de som, Propaganda no radio, Tenda no dia 27 de janeiro de 2010 e será realizado na Praça de Piabetá e no dia 29 de janeiro de 2010 na Praça de Magé. Alem de estimular a realização em 15 PSF’s para o inicio da descentralização do programa:




1° PSF Vila Esperança
Rua 04 n°178
Vila Esperança – Magé

2° PSF Jardim Bela Floresta
Rua 5 Q 13 Lote 13
Bela Floresta – Magé

3° PSF Jardim Esmeralda
Rua Saputizeira s/n°
Sto Aleixo – Magé

4° PSF Cachoeirinha
Estr. Municipal Além Bergara n°1350
Cachoeirinha – Sto Aleixo – Magé

5° PSF Andorinhas
Rua Waldemar Colombo Garcia s/n°
Andorinhas – Magé

6° PSF Parque Boneville
Rua Nilo Peçanha n°139
Boneville – Magé

7° PSF do Partido
Rua Miriam n° 85
Suruí – Magé

8° PSF Ypiranga
Estr. Real de Mauá n° 1830
Ypiranga – Mauá – Magé

9° PSF 24hs de Mauá

10° PSF São Francisco
Praça São Francisco s/n°
São Francisco – Mauá – Magé

11° PSF Ponte Preta –Parque Estrela – Paraíso
Rua Ponte Preta s/n°
Piabetá – Magé

12° PSF Maurimarcia
Rua do Canal s/n°
Maurimarcia – Piabetá – Magé


13°PSF Guarany
Rua Guarany n° 1372
Piabetá – Magé

14° PSF Serrana I
Av Automóvel Clube, Km61
Vila Serrana – Fragoso – Magé

15° Parque Humaitá
Rua E Q 13 Lote 14
Parque Humaitá – Piabetá – Magé


6. Participação na feira multidisciplinar com a divulgação do programa e dos sinais e sintomas da doença, com distribuição de panfletos e cartilhas além de palestras informativas no auditório da Colégio Estadual Visconde de Sepetiba no dia 27/11/2009.








7. Palestras no dia mundial da saúde para alunos de ensino médio divididos em quatro equipes com 60 alunos em cada grupo.

8. Fomos presenteados com melhores instalações para o programa de Hanseníase, facilitando assim o desenvolvimento do trabalho e facilitando o deslocamento para o paciente.

9. Equipe atuando no programa de Controle de Hanseníase:

• Médica – Wanzer Nascimento
• Fisioterapeuta – Igor Costa Rodrigues
• Coordenadora – Weima Bastos Peçanha
• Agente Administrativa – Maria Imaculada de Lima Louzada
• Agente de saúde - Jucéia Cordeiro da Cruz
• Técnica de Enfermagem – Terezinha de Jesus


10. Atendimento ambulatorial, prevenção de incapacidades, distribuição de medicamentos, resgate de pacientes em abandono.

Atividades a desenvolver:

1 - Iniciar o tratamento de feridas dos pacientes com os enfermeiros que estarão realizando o curso neste mês.
2 - Realizar os curativos referentes que estarão sendo passados no curso de curativos.
3 - Repassar e treinar os profissionais da rede, através de cursos de multiplicação, tendo já programados 3 cursos em vista para o primeiro semestre de 2010, com intenção de realizar mais 3 no segundo semestre com objetivos e títulos ainda a definir de acordo com a dificuldade encontrada pelos PSF’s.
• Um curso que será ministrado pela equipe de controle de Hanseníase para os enfermeiros dos PSF’s
• Um curso que será ministrado pelos enfermeiros do curso de atualização em feridas para os outros enfermeiros dos PSF’s
• Um curso da equipe de controle de Hanseníase com a equipe da Dermatologia do estado para os médicos dos PSF’s: sendo 30 médicos dos PSF’s de Magé e 50 de outros municípios que serão escolhidos pela equipe de dermatologia do estado.

4 - Além de aumentar os atendimentos médicos através de uma nova médica no programa para que possa aumentar os dias de atendimentos semanais na unidade de referencia.

5 - Aumentar a corte de cura nos pacientes com a utilização do automóvel para a busca do paciente e visita domiciliar do fisioterapeuta para a realização de condutas quando o mesmo não pode comparecer ou abandona o tratamento.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Espaço para denúncias

Temos recebido várias denúncias sobre a Dengue em nosso setor, e tendo em vista que nem todos moram próximos de onde nos localizamos, disponibilizamos este tópico para isso.
Você pode denunciar locais suspeitos de gerar mosquistos da Dengue neste espaço, ou usar nosso e-mail, caso queira ficar anônimo. É coordvetmage@gmail.com
Pedimos que a denúncia seja feita na seguinte forma:
- Nome do denunciante (se desejar);
- Denunciado;
- Endereço completo do denunciado;
- Motivo da denúncia.
Ou, se desejar vir falar conosco, nosso endereço é:
Rua Pio XII, s/nº
Centro - Magé - RJ
Ficamos localizados no Hospital Municipal de Magé, e podem procurar por Marcos Sepúlveda, Rosano Soares Adriano ou Cosme Mariano da Costa.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vacinação H1N1 - Números

É com imenso prazer que o setor de Vigilância em Saúde informa a população de Magé que já cumprimos a meta de vacinação de crianças.
Foram aplicadas 5306 doses, o que representa um percentual de 102% da meta estimada.
No caso dos adultos, atingimos 37631 doses aplicadas, mas ainda restam aproximadamente 97000 a serem vacinados, e pedimos a colaboração de todos para que procurem as unidades de saúde e PSF's para se imunizar, tendo em vista a proximidade do inverno brasileiro, que trás consigo o maior risco de contágio de doenças respiratórias.

Programação da Equipe de Pesquisa de Armadilhas

Esta é a programação de atividades da equipe de Entomologia, no tocante à pesquisa de armadilhas.

1a. Semana de cada mês, nas quintas-feiras:
- Colocação das armadilhas conforme programação;
- Recolhimento das mesmas após o 5º dia de colocação;
- No 10º dia, verificação da eclosão de larvas e leituras para registro.

3a. Semana de cada mês, nas quintas-feiras:
- Colocação das armadilhas conforme programação;
- Recolhimento das mesmas após o 5º dia de colocação;
- No 10º dia, verificação da eclosão de larvas e leituras para registro.

Esta pesquisa é realizada para conferir a existência do Aedes aegypti nas localidades de nosso município.

terça-feira, 13 de abril de 2010

SETORES ligados à FUNASA/Magé e suas respectivas atividades

Aqui, você poderá saber quais setores da FUNASA/Magé que você poderá recorrer conforme suas necessidades.

1. Tratamento Focal: Visitas aos domicílios, que consiste em inspeção de depósitos e coleta de focos (se existirem), aplicação de larvicida (produtos que extermina as larvas e pupas dos mosquitos) e a transmissão de mensagens educativas, para a sensibilização da população na prevenção à Dengue e no controle do mosquito Aedes aegypti. Poder ser contatado na parte de trás do Hospital Municipal de Magé ou pelo e-mail coordvetmage@gmail.com

2. Tratamento Perifocal: Consiste na aplicação de adulticida (produtos que extermina mosquitos adultos) de efeito residual nas paredes externas de depósitos situados em Pontos Estratégicos (cemitérios, borracharias, ferros-velhos, entre outros). Poder ser contatado na parte de trás do Hospital Municipal de Magé ou pelo e-mail coordvetmage@gmail.com

3. Tratamento a Ultra Baixo Volume (UBV): Conhecidos como carros Fumacês. Consiste na borrifação espacial de inseticidas a baixos volumes. Poder ser contatado na parte de trás do Hospital Municipal de Magé, no Depósito central da PMM (onde era realizada a antiga Festa do Leite em Magé) ou pelo e-mail coordvetmage@gmail.com

4. Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC): Responsáveis por todas as atividades de cunho educativo, realizadas em escolas, associações de moradores, instituições laicas e religiosas, e outras, bem como atua em eventos de saúde mobilizando e sensibilizando os indivíduos quanto à prevenção de doenças e promoção da Saúde como um todo. Poder ser contatado na parte de trás do Hospital Municipal de Magé ou pelos e-mails coordvetmage@gmail.com ou iecmage@yahoo.com.br

5. Leishmaniose e Esquistossomose: Realiza a investigação epidemiológica nas unidades de saúde, palestras aos profissionais de Saúde e busca ativa de casos nas áreas de casos notificados de ambos os agravos. Poder ser contatado no posto de abastecimento da Malária, na Av. Rotary, s/nº no centro de Magé (rua ao lado do Colégio Estadual de Magé), pelos e-mails coordvetmage@gmail.com e ricardoribeiro.70@hotmail.com

6. Entomologia: Análise laboratorial de focos coletados nos trabalhos de tratamento focal e perifocal, bem como pesquisa de armadilhas colocadas estrategicamente nas localidades limítrofes (que estão nas divisas municipais), para verificar se não há migração de vetores de doenças para o município. Poder ser contatado na parte de trás do Hospital Municipal de Magé ou pelo e-mail coordvetmage@gmail.com

7. Setor de PCR: Esta equipe ainda se encontra em capacitação e estruturação, e em breve estará em atividade. Realizam atividades de busca de ninheiras de roedores e o tratamento através de raticidas nestas, visando controlar a infestação de ratos e realiza palestras aos órgãos interessados. Poder ser contatado na parte de trás do Hospital Municipal de Magé ou pelo e-mail coordvetmage@gmail.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Coordenação de Vetores de Magé-RJ


Eis o blog da Coordenação de Vetores do Município de Magé, que abrage vários tipos de vetores e zoonoses, como Dengue, Malária, Esquistossomose, Leishmaniose, Febre Amarela e outros.
Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica ao nosso trabalho, pode usar este espaço.